top of page

Como organizar anotações de eventos e cursos?

Atualizado: 15 de out. de 2023

Ir ao evento, a gente vai. Disposição a gente tem. Mas, na hora do entra e sai de sala para ‘não perder de forma alguma, de jeito nenhum, a palestra da Top Master Hiper Fulana’, os rabiscos correm solto e, quando a gente chega em casa e a adrenalina baixa, nem a gente reconhece o que está escrito.

Mais alguém se identifica?


Quem está sempre em busca de melhorar a organização pessoal em estudos, eventos e cursos, reconhece muito bem essa realidade: a gente espera o evento na maior animação.


Só que além da correria para não perder nada, os colegas que não víamos há tempos e o troca-troca de salas, a gente ainda tem que lidar com a (de)organização de não esquecer os insights...


Ou seja: nem aproveita o evento em si, nem faz networking direito e nem vai para casa com a sensação de dever cumprido e conhecimentos organizados para consultar depois...


Você já viveu esse quadro por aí? A gente, sim. Portanto, nossas dicas de hoje são a ajuda pra você se organizar melhor sem angústia. Afinal, o dia é bem mais aproveitado quando existe um planejamento-base. Bora lá:


Anote sim, mas, não precisa anotar tudo

Se você vai a um curso ou evento de temas relacionados à sua área, entendemos que parte do que você aprende ali é de seu conhecimento, mesmo que superficial, certo?

Uma dica mara neste caso é anotar as frases-chave: aquelas que são o clique para que a explicação se desenvolva.

Palavras-chave

Para cada tema, logo abaixo da frase-chave, anote palavras-chave. Um exemplo:


Curso de organização pessoal


Frase-chave: o importante é saber e lembrar-se do núcleo do que deve ser anotado


Palavras-chave: casa, estudo, trabalho, lazer, tempo de respiro


Se você estuda organização e gestão do tempo, só de bater o olho nas linhas acima, já puxou aí do seu HD mental tudo que importa. No seu raciocínio, essas palavras viraram algo assim:


Não preciso ter o dia inteiro decorado nem me angustiar com a decoreba de tudo que devo anotar em bloco ou caderno porque tenho termos que funcionam como chave para me facilitar. Sei que devo organizar as coisas de casa, dos estudos, do trabalho e não posso esquecer, de jeito algum, do meu tempo para mim e dos espaços. Tendo a reunião na zona sul da cidade, preciso prestar atenção em não marcar nada colado nela no planner porque tenho que contar com o tempo de trânsito até chegar no centro da cidade.


O planner da BookArt tem a parte final com folhas de caderno e pontilhadas e usamos muito para anotações que queremos consultar sempre. É uma dica para você. Confira os modelos, aqui


A importância da qualificação das ideias

O que fizemos acima chama-se qualificação de ideias e ela é uma estratégia perfeita. Todos sabemos quais são nossos maiores interesses em um evento, assim como nossas maiores dúvidas. A partir disso, temos mais clareza para identificar o que vale a pena ser anotado e até explicado.


Anote seus insights

Vou falar uma coisa pra você: a gente tem altos insights em eventos! Altos! Quando você estiver assistindo palestra e, nem precisa ir longe não, vídeos no youtube, anote na hora o insight que tiver. Dele, podem vir várias ideias fenomenais para sua vida e seu negócio. Veio o ‘clique’?


Anote. E aqui, outra dica de ouro: faça os passos acima para lembrar depois do por quê.


Curtiu nossas dicas?

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page